JETTA Educa

2 Uma perspectiva global amplia a empatia

Cinco motivos para jovens estudantes se beneficiarem de conexões globais

Temos notícias de catástrofes que ocorrem no mundo inteiro e, até pouco tempo, essas informações eram abstratas e distantes, e muitas vezes defasadas.

Hoje, com conexões digitais cobrindo o mundo, podemos receber essas informações em tempo real e, mais importante, nos responder aos pedidos de ajuda das diversas comunidades ao redor do globo.

Para alunos, isso significa capacidade de compreender a situação geográfica e política de seus pares do outro lado da cidade, do país e do mundo. Um maremoto no Japão? Nossos alunos podem pesquisar sobre as pessoas que vivem na região, saber como o evento afeta suas vidas, seus empregos. Podem saber como outras crianças, como elas, estão lidando com a situação. E, talvez melhor ainda, podem enviar mensagens de solidariedade — se o apoio físico estiver muito distante.

Podem inclusive entrevistar pessoas que vivam em ambientes completamente diferentes. Como é viver no calor o ano todo? E debaixo da neve? E quem só tem acesso ao computador uma vez por semana ou por mês? Isso tudo transforma essas informações abstratas em conhecimentos concretos, essencial para o aprendizado e posterior leitura autônoma da realidade.

Fonte: https://ww2.kqed.org/mindshift/2018/02/11/why-even-young-students-benefit-from-connecting-globally