JETTA Educa

April 2018

Os 10 mandamentos da gamificação

Os 10 mandamentos, conforme Sergio Jiménez Arenas (em espanhol):

1. Não tomarás o nome gamificação em vão.
2. Não usarás a gamificação se não estiverem claros os objetivos do negócio.
3. Não adotarás a gamificação para algo que não seja solucionar problemas de participação de clientes ou usuários.
4. Não implementarás a gamificação sem levar em conta o perfil do cliente ou usuário.
5. Não definirás gamificação como pontos, distintivos* e níveis em teu produto.
6. Não adotarás a gamificação porque é uma moda ou algo cool.
7. Não pensarás que gamificação é algo intangível.
8. Não acreditarás que não se pode vendê-la a teu investidor, chefe ou a ti mesmo.
9. Não confiarás que a gamificação é a única coisa que pode definir o êxito do teu projeto.
10. Não acreditarás que a gamificação é tecnologia.

* A palavra em espanhol é “logros”, uma ótima palavra.
Muito justo…
Aliás, já existe um nome em português para isso, não?
Alinhamento Estratégico de Valores.

Enquanto isso, os mandamentos foram traduzidos de http://www.gamkt.com/2012/04/26/los-10-mandamientos-de-la-gamificacion/

5 Base de Conhecimentos: Para trabalhar literatura infantil em sala de aula

Para construir seu plano de atividades de leitura, de acordo com a metodologia proposta, você deve clicar no item TEMA, na coluna da esquerda.Do lado direito, aparecerá uma lista de sugestões. Você deve iluminar a opção preferida e clicá-la.Assim, a escolha que você fez aparecerá na coluna da esquerda.Faça o mesmo com cada um dos outros tópicos - OBRA, ESTÍMULO LÚDICO, LEITURA, REFLEXÃO SOBRE A LEITURA, ATIVIDADE CRIATIVA, DESFECHO LÚDICO. Ao final, a tela apresentará seu plano de trabalho completo.Agora, é só imprimir seu ITINERÁRIO DE LEITURA!Fonte: Itinerários de Leitura

4 Atalhos para a Saída: Para trabalhar literatura infantil em sala de aula

- 4 Atalhos para a SaídaTratando-se do planejamento de unidade de trabalho a ser colocada em prática em sala de aula, não podemos deixar de levar em conta a flexibilidade desse planejamento. Oferecemos um leque de opções de atividades, seguindo o método criado e testado com eficiência. Contudo, nada impede que você adapte tais atividades de acordo com o seu contexto, com a realidade dos seus alunos e da sua escola. Se dispõe de um laboratório de informática, ajuste as tarefas eleitas para serem realizadas com o auxílio das novas tecnologias, atraindo ainda mais o leitor de hoje, inserido na esfera digital. Da mesma maneira, pode determinar, quando possível, se as atividades escolhidas serão realizadas individualmente, em duplas, em trios ou em grupos, mesmo que não tenhamos oferecido todas essas possibilidades. Os materiais utilizados também podem variar. Se falamos massa de modelar, pode substituir por argila ou algo similar, desde que mantenha o objetivo da modelagem. Em muitas atividades, indicamos a utilização de materiais diversos, que incluem sucata, retalhos de tecidos, novelos de lã, botões, recortes de revistas e jornais, papéis coloridos e qualquer outro material disponível na sua escola. Fonte: Itinerários de Leitura

3 Trilha: Para trabalhar literatura infantil em sala de aula

- 3 Trilha - Primeiro passo: estabelecer o período de aplicação do método. - Segundo passo: selecionar as unidades temáticas. - Terceiro passo: elaborar a sessão de aplicação do método, partindo da escolha da obra literária. - Quarto passo: selecionar uma atividade para o Estímulo lúdico. - Quinto passo: selecionar uma atividade para a Leitura. - Sexto passo: selecionar uma atividade para a Reflexão sobre a leitura. - Sétimo passo: selecionar a Atividade criativa. - Oitavo passo: selecionar uma atividade para o Desfecho lúdico.Fonte: Itinerários de Leitura

2 Entrada: Para trabalhar literatura infantil em sala de aula

Isso significa que ao lermos e interpretarmos uma história, estamos colocando a nossa experiência de mundo em diálogo com a experiência de mundo revelada pelo texto. Como resultado, alargamos nossa própria vivência, passando a nos conhecer um pouco melhor e, assim, aprimorar nossa visão da realidade. Afinal, quanto mais nos conhecemos, mais maduros nos tornamos, aumentando nossas chances de vencer os desafios que a vida nos reserva. Por isso, para o filósofo, a obra literária só tem sentido mediante a leitura, ou seja, mediante o confronto do mundo do texto com o mundo do leitor. Não lemos apenas um texto, mas, sobretudo, nos lemos nele. Fonte: Itinerários de Leitura

1 Mapa: Para trabalhar literatura infantil em sala de aula

São muitos os caminhos possíveis para formarmos leitores. Aproximando a literatura infantil e o brinquedo, encontramos um que julgamos promissor, pois tanto a arte literária como o ludismo surgem como estímulos imprescindíveis para a evolução da imaginação e para o desenvolvimento cognitivo na infância. Atividades lúdicas atreladas à leitura da literatura permitem à criança apropriar-se do livro de forma similar àquela de quando se apodera do brinquedo, extraindo dele múltiplas significações pertinentes à conquista de sua própria identidade. A leitura torna-se, desse modo, fonte de prazer, pois, como o brinquedo, concretiza-se a partir de necessidades próprias do pequeno. Fonte: Itinerários de Leitura